Simplificar a limpeza de pisos e assoalhos com o ­Smart Robô Aspirador Positivo Casa Inteligente

Simplificar a limpeza de pisos e assoalhos, podendo operar o equipamento via smartphone ou comandos de voz sem precisar fazer nenhum esforço. Os robôs-aspiradores são hoje uma opção cada vez mais presente no cotidiano de muitos brasileiros.

O segredo deles está na tranquilidade que proporcionam para os proprietários, afinal é possível controlar tudo à distância, sem precisar se levantar do sofá. E mais: com recursos inteligentes, você pode programá-los para que façam a limpeza periódica mesmo se você não estiver em casa.

Alguns modelos acrescentam ainda mais funções do que simplesmente aspirar. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa invenção que tem transformado a nossa vida, e como as funções Smart podem agregar ainda mais valor a esse produto já poderoso.

O que é um robô aspirador de pó?

Quando falamos em robô, a primeira imagem que nos vêm à cabeça é a de um autômato igual aqueles dos filmes, com braços, pernas e aparência que imita a de um ser humano. No mundo real, os robôs nada mais são do que equipamentos eletrônicos capazes de operar de forma autônoma ou a partir de controles simples.

É o caso dos Smart Robô Aspirador Wi-Fi e Smart Robô Aspirador Wi-Fi + da Positivo Casa Inteligente. Eles são eletrônicos em formato de disco, feitos sob medida para poder alcançar os cantos da casa e entrar debaixo dos móveis sem se enroscar. Esses aparelhos podem ser controlados via smartphone e, uma vez que sejam pareados com o seu celular, aceitam comandos (toques na tela ou voz) para executar determinadas ações.

Está por perto da Alexa e quer colocar o robô-aspirador para trabalhar? Se você tem recursos como o Google Assistente ou Alexa basta dar um comando de voz para que ele comece a funcionar.

Compatível com Alexa e Google Assistent

Os robôs-aspirador são compostos de uma base de recarga, que alimenta uma bateria. Quando estão na base, ligada à tomada, as baterias são recarregadas, permitindo que eles operem de forma autônoma e sem fios.

Na parte de baixo dos aspiradores há uma escova giratória, responsável por varrer elementos como poeira, restos de comida, pelos de animais e demais partículas de sujeira. Esses itens são puxados por um bocal e levados para um reservatório, uma forma de armazenamento similar à de qualquer outro aspirador de pó.

Como usar um aspirador-robô

Como usar um aspirador-robô?

É importante ressaltar que o foco desse tipo de equipamento está na comodidade do usuário. Eles são ideais para limpeza do dia a dia em pisos frios, de madeira, tacos, laminados ou de cimento queimado em espaços internos.

Alguns modelos maiores conseguem se locomover também sobre carpetes e tapetes, mas nesse caso o ideal é olhar o manual de instruções e verificar quais são as limitações do produto, de acordo com o fabricante. É importante ainda deixar o chão “livre” de cabos ou outros elementos que possam fazer com que as rodinhas do robô enrosquem.

Outros dois aspectos a serem observados são a duração de bateria e o tamanho do reservatório. A autonomia de bateria varia entre uma e duas horas. Já a capacidade do reservatório pode variar entre 100 ml e 600 ml. Falaremos mais adiante sobre ele e sobre os filtros internos, que devem ser limpos com frequência.

O equipamento conta ainda com sensores que impedem que ele caia de escadas ou mesmo que colida nos seus pets

Que outras funções um aspirador-robô tem?

Embora os modelos sejam conhecidos como aspiradores, essa não é a única função de alguns desses aparelhos. Alguns deles vêm com acessórios que permitem que o equipamento execute outras funções, como passar pano molhado no piso.

Equipamentos mais avançados, além de recolherem a sujeira, também passam pano com um produto de limpeza. Em outras palavras: são três funções em um só equipamento! Varrer, aspirar e passar pano.

Um robô-aspirador suga água?

Apesar de os robôs-aspiradores passarem pano, eles não foram concebidos para aspirar água. Assim, se houver algumas gotas de água no chão ele conseguirá secá-las, mas uma poça de líquido derramado não. Por isso, evite utilizar o equipamento em áreas molhadas, como banheiros ou cozinhas, caso contrário o aparelho pode apresentar mau funcionamento.

Robô-aspirador e robô de passar pano são a mesma coisa?

Alguns modelos de robô-aspirador vêm também com função de passar pano. Nesse caso, é importante que você verifique o produto antes da compra e veja quais são os recursos que ele oferece, pois essa função requer um acessório extra. Os Smart Robô Aspirador Wi-Fi e Smart Robô Aspirador Wi-Fi + Positivo Casa Inteligente têm as duas funções.

Um robô-aspirador é bom para quem tem animais de estimação

Um robô-aspirador é bom para quem tem animais de estimação?

Sim, eles são ótimos para aspirar pelos e mesmo para juntar pequenos pedaços de papel que os cães ou gatos podem deixar espalhados pela casa. Em um primeiro momento, é natural que eles fiquem assustados com o aspirador andando sozinho de um lado para outro, mas com o tempo eles se acostumam e ficam indiferentes a eles.

Tome cuidado para que o aspirador-robô não vá para uma área na qual seus bichinhos de estimação fazem as necessidades. Eles ainda não têm tecnologia para desviar das fezes deles e definitivamente você não vai querer que o robô passe por cima.

O ruído de um aspirador-robô é igual ao de outros eletrodomésticos?

Em geral, os aspiradores-robô são considerados aparelhos com baixa emissão de ruído. Porém, novamente, é importante observar as informações do fabricante antes de adquirir o seu. Eles fazem menos barulho do que um aspirador de pó convencional, mas há algum ruído. Se possível, observe um produto em funcionamento de perto para tirar as suas próprias conclusões.

Quais os melhores lugares para usar um aspirador-robô?

Ambientes como sala, quarto, corredores e cozinhas são os mais adequados. Esses aparelhos funcionam muito bem em pisos lisos, porcelanatos, ladrilhos, laminados e tacos. Evite utilizar o equipamento em áreas molhadas ou em ambientes nos quais haja escadas. Eles são inteligentes, mas ainda não sabem subir ou descer degraus sozinhos.

Melhores lugares para usar um aspirador-robô

Robôs de limpeza podem ser utilizados em ambientes externos?

Depende do ambiente. Áreas como garagens e pátios externos costumam ter pisos mais rugosos e com maior concentração de sujeira, como pedrinhas ou folhas secas. Nesse caso, o mais recomendado é manter o equipamento dentro de casa, pois alguns elementos maiores podem danificar o produto.

Como limpar o filtro do robô-aspirador?

O procedimento é praticamente igual ao dos aspiradores de pós convencionais. Abra a tampa do aparelho e retire o filtro. Jogue a sujeira fora, limpe-o com uma escovinha para retirar impurezas que ficaram grudadas e, por fim, coloque-o de volta. É recomendável repetir esse procedimento pelo menos uma vez por mês.

Quais as principais vantagens de um robô-aspirador inteligente?

Depois de nos aprofundarmos no funcionamento do equipamento e tirarmos as suas principais dúvidas sobre o aparelho, a essa altura você já deve ter percebido que há inúmeras vantagens de ter um produto como esse na sua casa. Listamos aqui algumas delas que vão fazer você pensar seriamente na possibilidade de ter um aspirador-robô para chamar de seu.

Programação: defina quando ele vai funcionar

Programação: defina quando ele vai funcionar

Robôs de limpeza podem ser programados para funcionarem em horários específicos. Sendo assim, você pode agendar via aplicativo o horário de limpeza e, mesmo que não esteja em casa, o trabalho será feito. Ele cumpre o cronograma e depois volta para base, como em um passe de mágica.

Controle por comandos de voz

Controle por comandos de voz

Está por perto da Alexa e quer colocar o robô-aspirador para trabalhar? Se você tem recursos como o Google Assistente ou Alexa basta dar um comando de voz para que ele comece a funcionar. Não tem jeito mais simples de se comunicar com um eletrônico do que esse.

Sensores para evitar problemas

Sensores para evitar problemas

O equipamento conta ainda com sensores que impedem que ele caia de escadas ou mesmo que colida nos seus pets. A ideia é que eles funcionem com sistemas de alerta que o desviem do caminho sempre que necessário.

Recarrega sozinho

Recarrega sozinho

Se as baterias estiverem baixas, ele retorna para a base e aguarda a recarga. A autonomia de bateria é de cerca de 100 minutos - o suficiente para a limpeza de qualquer cômodo. Porém, se o tempo for insuficiente, ele volta sozinho para a base e termina o trabalho após o carregamento.

Tamanho importa

Tamanho importa

Os menores aparelhos entram com mais facilidade debaixo dos móveis e alcançam os cantos da casa. Fique de olho no tamanho - tanto do produto como do compartimento para armazenar sujeira. O melhor dos mundos é aquele que oferece a melhor relação entre essas duas características.

Conectividade Wi-Fi

Conectividade Wi-Fi

Para que o robô de limpeza funcione perfeitamente, ele precisa se conectar à rede Wi-Fi da sua casa. Por isso, use a frequência 2.4 GHz do seu roteador para que não só ele, mas outros eletrônicos inteligentes, possam operar integrados ao seu smartphone.

Smart Robô Aspirador Wi-Fi e Smart Robô Aspirador Wi-Fi +: conheça as características

Compatíveis com Google Assistente e Alexa, os Smart Robô Aspirador Wi-Fi e Smart Robô Aspirador Wi-Fi + podem ser controlados diretamente pelo app Positivo Casa Inteligente ou por comandos de voz. São 3 funções em um só produto: varre, aspira e passa pano.

Ideal também para donos de pet, os modelos têm bateria de alta duração, com autonomia de até 100 minutos, além do maior tanque de poeira da categoria, com capacidade de 600 ml. Com sensores de queda e colisão, eles possuem ainda recursos de agendamento de limpeza e a instalação é simples e rápida.

Compare os
modelos
  • Comando de Voz
  • 3 em 1 (Varre, Aspira e Passa Pano)
  • Autonomia
  • Tipos de Limpeza
  • Controle de horarios de limpeza pelo App
  • Retorna à base sozinho
  • Resevatório Hibrído
  • Capacidade do Reservatório
  • Mapeamento da área aspirada
  • Preço
Smart Robô Aspirador Wi-Fi

Smart Robô Aspirador Wi-Fi

  • Sim
  • Sim*
  • 100 minutos
  • Inteligente, Canto, Espiral e Manual
  • Sim
  • Sim
  • Não* (Reservatório híbrido pode ser adquirido separadamente)
  • 600 ml de poeira
  • Não
  • Indisponível
Indisponível
Smart Robô Aspirador Wi-Fi +

Smart Robô Aspirador Wi-Fi +

  • Sim
  • Sim
  • 100 minutos
  • Inteligente, Canto, Espiral, Zigue e Zague, Manual
  • Sim
  • Sim
  • Sim
  • Reservatório de Poeira com capacidade para 600ml de poeira e Reservatório Híbrido com capacidade de 200 ml de água e 380 ml de poeira.
  • Sim
  • R$ 1.499,00
Comprar

* Necessário adquirir o reservatório de água para realizar a função de passar pano, em breve disponível em nosso site.

Robô-aspirador: vale a pena

Robô-aspirador: vale a pena?

Não é à toa que os robôs-aspiradores estão fazendo o maior sucesso na atualidade. Simples de serem utilizados, os modelos fazem todo o trabalho sozinhos e permitem que você tenha mais tempo livre. Sabe aquela varrida diária que você precisa dar na casa para que tudo fique limpo? Esqueça! Deixe o robô trabalhar enquanto você curte a vida.
Eles são a melhor escolha para apartamentos ou residências com áreas de piso liso e tem como maior diferencial o fato de poderem ser controlados à distância – via smartphone ou comandos de voz. Os robôs-aspiradores são capazes ainda de operar sozinhos, seguindo uma programação pré-estabelecida. Na hora marcada eles começam a operar, fazem a limpeza e depois voltam para a base.

Pela quantidade de opções disponíveis no mercado, esse tipo de equipamento está cada vez mais acessível. Os valores variam de acordo com uma série de fatores, como potência, funções extras e tamanho do compartimento para armazenar a poeira.

A manutenção da limpeza nunca foi tão fácil! Acredite: esses simpáticos robozinhos transformam o ambiente quando começam a trabalhar. Que tal escolher o seu para começar os trabalhos na sua casa?
Bem-vindo a mais uma nova era da tecnologia de automação.

Conheça os produtos de automação residencial da Positivo Casa Inteligente

Seja para o escritório, para a residência ou para a sala gamer, não importa: a Positivo Casa Inteligente tem uma linha completa de produtos para atender às suas necessidades. Conheça as nossas opções em automação.

Coleção