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Usabilidade e conexão
Falha ao conectar dispositivo à rede
Verifique os pontos a seguir:
1. Certifique-se de que o seu dispositivo esteja ligado.
2. Certifique-se de que o seu dispositivo esteja no modo de configuração.
3. Certifique-se de que o seu dispositivo, smartphone e roteador estão próximos.
4. Certifique-se de que seu smartphone esteja conectado ao WiFi, o aplicativo possui todas as permissões e não há bloqueios na rede .
5. Certifique-se de que foi inserida a senha correta da rede WiFi.
6. Certifique-se de que a rede é 2.4GHz. Que não haja filtros de conexões e que o SSID não esteja oculto.
7. Certifique-se de que a criptografia da rede seja WPA2-PSK e o tipo de atenticação seja AES.
8. Caso o limite de dispositivos conectados ao roteador tenha sido atingido, desligue alguns que não estejam sendo utilizados e tente novamente.
9. Caso o roteador esteja com um filtro de MAC ativado, remova a restrição deste dispositivo e tente novamente.
O que fazer caso meu dispositivo apareça offline?
1. Certifique-se de que o dispositivo esteja ligado.
2. Verifique se o dispositivo ou a rede foram desligados. Caso tenham, verifique novamente após 2 minutos para que o processo de reinício seja completado.
3. Verifique se o dispositivo foi resetado manualmente. Caso este seja o caso, será necessário remover o dispositivo da sua conta a adicioná-lo novamente. (Para remover dispositivo da conta: abra o aplicativo e entre na página de controle do dispositivo em questão, pressione o botão "..." localizado no canto superior direito, pressione o botão "Remover dispositivo" localizado ao final da página)
4. Verifique se a rede possui acesso à internet. Conecte seu smartphone na mesma rede do dispositivo e navegue por sites e/ou redes sociais para efeitos de teste.
5. Verifique se houve mudança de senha ou de nome da rede WiFi. Se sim, remova o dispositivo da sua conta a adicione novamente.
Observação: suporta rede de 2.4GHz, apenas.
6. Caso a rede esteja normal, mas mesmo assim o seu dispostivo esteja offline, verifique se não há muitos outros dispositivos conectados à mesma rede WiFi. Reinicie o roteador, aguarde aproximadamente 3 minutos e verifique o status do dispositivo.
7. Verifique se você está utilizando a última versão de firmware do dispositivo. Pode verificar em: Eu - Configurações - Sobre - Verificar atualizações.
8. Se nada disso resolver o problema, entre em contato com o nosso suporte. Teremos todo o prazer em atendê-lo.
Como habilitar o controle de múltiplos dispositivos por grupos?
Caso você tenha adicionado muitos dispositivos do mesmo modelo à sua conta e gostaria de controlá-los por grupos, você pode!
Para isso, vá até o dispositivo que você gostaria de adicionar a um grupo. Pressione o botão " …" localizado no canto superior direito e então pressione
o botão "Criar grupo". Selecione os dispositivos que você gostaria de controlar em conjunto e pressione o botão "Confirmar" no canto superior direito.
Todos os dispositivos selecionados passarão a fazer parte de um grupo, onde os controles feitos para o grupo serão realizados por toda a lista.
Como entrar o dispositivo no modo de configuração?
Há dois modos de adição do dispositivo a rede WiFi: Modo Normal e Modo AP (Access Point - Ponto de Acesso)
Utilizaremos no exemplo abaixo a Smart Lâmpada WiFi. Verifique o manual do seu produto para mais informações.
Modo normal:
Modo AP:
Para entrar no Modo AP, é necessário repetir o passo 3 de entrada ao modo normal. A lâmpada passará a piscar devagar.
Primeiro uso:
O seu dispositivo entrará automaticamente no Modo Normal ao ser ligado pela primeira vez. Caso isso não aconteça, você pode entrar no aplicativo e pressionar o botão "+" no canto superior direito, selecione dispositivo na categoria, na página de confirmação pressione o botão "Visualizar ajuda" e verifique o passo a passo.
Observação: os dispositivos suportam conexão em rede de 2.4GHz.
Por que os agendamentos estão imprecisos ou não funcionam?
Recomendamos que você reconfigure os agendamentos e, se ainda assim não funcionar, remova o dispositivo de sua conta e adicione novamente.
Os dispositivos são bivolts?
Sim, toda nossa linha de produtos são bivolts.
Como fazer o reset dos dispositivos?
Reset em Lâmpadas:
Para restaurar a configuração de fábrica, coloque a lâmpada no bocal e ligue e desligue o interruptor por 3 vezes seguidas. Você verá que a Smart Lâmpada irá piscar em um padrão de duas vezes por segundo, isso significa que o reset foi realizado.
Reset em Plugs:
Para restaurar a configuração de fábrica, conecte o Smart Plug na tomada e pressione o botão lateral por aproximadamente 5 segundos. O led irá piscar rapidamente, isso significa que o reset foi realizado.
Reset em Central de alarme:
Para restaurar a configuração de fábrica, pressione o botão lateral da Smart Central por aproximadamente 5 segundos, você vai escutar dois bipes, isso significa que o reset foi realizado.
Reset em Controle universal:
Ligue o Smart Controle Universal na tomada com a fonte original e pressione o botão de reset, localizado ao lado da conexão micro USB, com algum objeto pontiagudo, por aproximadamente 5 segundos. O LED de status começará a piscar rapidamente. Isso significa que o reset foi realizado.
Reset em Controle Universal HS:
Ligue o Smart Controle Universal na tomada com a fonte original e pressione o botão de reset, localizado na parte inferior do produto, com algum objeto pontiagudo, por aproximadamente 5 segundos. O LED de status começará a piscar rapidamente. Isso significa que o reset foi realizado.
Reset em Câmeras:
Ligue a Smart Câmera na tomada com a fonte original. Mantenha pressionado o botão Setup, localizado na parte de baixo da câmera, por 5 seg e aguarde até o LED amarelo começar a piscar. Isso significa que o reset foi realizado.
Reset em Vídeo porteiro:
Pressione o botão Reset, localizado na lateral do produto junto à conexão micro USB, com a agulha que acompanha o produto na caixa, por aproximadamente 10 segundos. O LED de status começará a piscar rapidamente, isso significa que o reset foi realizado.
Reset em Fita de led:
Para fazer isso, monte sua fita de LED, conectando a fita à controladora, que é a fonte de alimentação, e ligue na tomada. Pressione o botão de configurações da controladora por aproximadamente 10 segundos, até que a fita comece a piscar rapidamente, cerca de 3 vezes por segundos, isso significa que o reset foi realizado.
Como controlar meus dispositivos com Alexa ou Google Assistente?
Amazon Echo
1. O que é necessário para começar:
Antes de começar a controlar seus dispositivos inteligentes, verifique se já possui:
- Uma conexão WiFi estável
- Um dispositivo Echo, incluindo Echo, Echo Tap ou Echo Dot.
- Uma conta na Amazon. Se você não possui uma conta,clique aqui e registre-se.
- Uma conta no aplicativo Positivo Casa Inteligente com seus dispositivos cadastrados.


2. Configurar seu dispositivo Echo e habilitar a Skill
Você pode configurar seu dispositivo Echo através do aplicativo Alexa (opção recomendada) ou pelo navegador (https://alexa.amazon.com.br/). Mostraremos abaixo a configuração pelo aplicativo como exemplo.


1.Pressione o menu no canto inferior direito, selecione "Adicionar dispositivo" e selecione Amazon Echo na página "Configuração".
2.Selecione qual é o seu speaker Echo.
3.Pressione e segure o botão do seu smart speaker "." até que a luz fique laranja, depois pressione a opção "Sim" no aplicativo Alexa e selecione o smart speaker disponível para a configuração.
4.Selecione a rede WiFi na qual o seu Echo irá se conectar e terá acesso a internet. Digite a senha da rede WiFi e aguarde a configuração. Esta operação pode demorar um pouco até que o speaker se conecte à rede.
5.Ao finalizar a configuração, uma tela de confirmação aparecerá no seu aplicativo Alexa, inficando que o seu dispositivo Echo está conectado e pronto para ser utilizado.
2.1 Conectar sua conta Positivo Casa Inteligente à Alexa
1.Pressione "Skills e jogos" no menu inferior direito, procure pela Skill da Positivo “Positivo Casa Inteligente” e selecione a Skill.
2.Pressione “Ativar para uso” para iniciar a vinculação de sua conta Positivo Casa Inteligente à Alexa. Para isso, adicione seu e-mail ou telefone celular e sua senha, e pressione “Ligar agora” para a ativação. Na sequência, pressione “Autorizar” para permitir que a Alexa receba o seu perfil público e controle seus dispositivos através da internet. Pronto, sua conta Positivo Casa Inteligente foi vinculada à Alexa com sucesso.
3. Controlar seus dispositivos inteligentes com a Alexa
3.1 Encontrar dispositivos
O Echo vai precisar encontrar os dispositivos na rede antes de ser possível controlá-los. Após habilitar o Skill, a página da figura abaixo aparecerá automaticamente. Pressione “Discover Devices” para encontrar os dispositivos, ou você pode falar "Alexa, encontrar dispositivos" para o Echo. Ele, então, irá listar os dispositivos já adicionados ao aplicativo Positivo Casa Inteligente.
Observação: sempre que você trocar o nome do dispositivo no Positivo Casa Inteligente será necessário encontrá-los novamente no seu dispositivo Echo.
3.2 Controle dos dispositivos por comandos de voz
Agora você pode controlar seus dispositivos por comandos de voz através da Alexa. Você pode utilizar os comandos listados abaixo como exemplo:
- Alexa, ligar/desligar luz do quarto.
- Alexa, diminuir brilho da luz do quarto para 50 por cento.
- Alexa, mudar luz do quarto para verde.
- Alexa, mudar luz do quarto para amarelo.
- Alexa, ar condicionado em 23 graus..
Google Assistente
1.O que é necessário para começar:
Antes de começar a controlar seus dispositivos inteligentes, verifique se já possui:
- Um dispositivo Google Home ou um telefone Android com o Google Assistente.
- O aplicativo Google Home mais recente.
- O aplicativo Google mais recente (Apenas para Android)
- Uma conta no Google.
- Uma conta no aplicativo Positivo Casa Inteligente com seus dispositivos cadastrados.
2. Configurar seu Google Home
Para configurar o Google Home será necessário ter instalado o aplicativo Google Home. Ele está disponível nas lojas Google Play e AppStore.
2.1 Configurar o Google Home com o aplicativo Google Home
Você pode pular esta etapa caso já tenha instalado e configurado o Google Home.
1.Verifique se o seu Google Home está ligado e com as luzes de status no seu topo ligadas com as 4 cores do Google. Isso indicará que ele aguarda para conectar à internet.
2.Abra o aplicativo Google Home, O dispotivo aparecerá automaticamente na página "Discover".
3. Clique "Set up" para iniciar a conexão do Google Home e pressione "Yes" após ouvir o sinal sonoro.
4. Ajude a melhorar o Google Home e clique "Yes, I'm In" no canto inferior direito.
5. Defina onde o speaker ficará localizado na casa. A fins de exemplificar, escolheremos "quarto".
6. Defina a rede WiFi na qual o seu Google Home será conectado.
7. Após conexão do speaker e finalização do processo, a página do aplicativo aparecerá conforme abaixo.
8. Selecione o idioma e pressione "Next".
9. Aguarde para que o sistema configure seu Google Home automaticamente, clique “Next”.
2.2 Ligar sua conta do Positivo Casa Inteligente com o "Home Control"
1. Pressione "Adicionar" na página inicial do aplicativo, "Configurar Dispositivo" e pressione "Você já tem serviços configurados?".
2. Encontre o Skill Positivo Casa Inteligente na lista. Faça login com a sua conta e pressione "Link Now". Após indicar a localização dos dispositivos nos cômodos, eles serão listados na página de controle do Google Home.
3. Controle de dispositivos por comandos de voz
Agora você pode controlar seus dispositivos por comandos de voz através do Google Assistente. Você pode utilizar os comandos listados abaixo como exemplo:
- Ok Google, ligar/desligar a luz do quarto.
- Ok Google, diminuir brilho da luz do quarto para 50 por cento.
- Ok Google, mudar luz do quarto para verde.
Como adicionar dispositivos ao app? (WiFi)
1. Faça o download do aplicativo Positivo Casa Inteligente disponível gratuitamente nas lojas Google Play e AppStore.
2. Crie uma conta
Abra o aplicativo e pressione o botão "Registrar". Insira seu endereço de email para receber um código de verificação e completar o cadastro.
3. Adicionar dispositivos
a. Ligue o seu dispositivo.
b. Após realizar login, selecione o ícone "+" no canto superior direito do aplicativo para adicionar um dispositivo. Selecione o dispositivo na lista e siga os passos do aplicativo para finalizar.
Como compartilhar um dispositivo com a minha família?
1. Na página inicial, selecione o dispositivo que deseja compartilhar e pressione o botão "..." no canto superior direito para entrar nas configurações do dispositivo. Pressione o botão "Compartilhamento de dispositivos" - "Adicionar compartilhamento", insira o endereço de email com quem gostaria de compartilhar, pressione "Confirmar".
2. Você também pode compartilhar dispositivos adicionando membros na família. Abra a aba "Eu" e pressione "Gerenciamento de família” e selecione a família que será configurada. Pressione “Adicionar membros", insira os dados e conclua a operação. Desta forma, todos os dispositivos serão compartilhados com estes novos membros da família, e não somente um.
Como configurar uma cena?
Na aba "Inteligente", selecione a aba Cena" e adicione uma configuração. Conforme demonstração na figura 2, você pode editar o nome, pressione "Executar as seguintes ações". A página de seleção dos dispositivos e configurações das ações será mostrada conforme a Figura 3.
Após configuração da cena, ela pode ser utilizada para desencadear uma configuração de automação.
Iluminação
Qual a potência da lâmpada?
Smart Lâmpada Vintage / Retrô Wi-Fi possui uma potência de 7W
Smart Lâmpada Spot Wi-Fi possui uma potência de 4,5W na luz branca e 1,8W no RGB.
Smart Lâmpada Wi-Fi possui uma potência de 9W
Smart Lâmpada Wi-Fi EB possui uma potência de 9W
Smart Lâmpada Wi-Fi N possui uma potência de 10W
Câmeras
Como fazer uma gravação?
A gravação pode ser realizada de 3 formas:
GRAVAÇÃO EM NUVEM - Para ativar o serviço de armazenamento em nuvem, você precisa ter adquirido uma das câmeras do Positivo Casa Inteligente e adicionadas ao App. Acessando a câmera no App toque na opção Armazenamento em nuvem > Compra de serviços > Assinar.
GRAVAÇÃO EM TEMPO REAL - Com o App Positivo Casa Inteligente aberto na câmera toque na opção Gravar. A gravação da imagem será armazenada na memória do celular, porém o App não pode ser fechado, pois a gravação é interrompida. Uma pasta é criada na galeria do celular com a gravação.
GRAVAÇÃO NO CARTÃO DE MEMÓRIA - Ao ativar a opção, a gravação é armazenada no cartão de memória continuamente ou por período pré-definido. Para ativar, acesse o menu Edição > Armazenamento > Cartão de memória > e ative a opção Ativar/Desativar gravação no cartão SD. A gravação pode ser visualizada integralmente pelo App, na opção Gravações localizada na tela principal da câmera. Caso seja necessário armazenar em outro local, é necessário reproduzir a gravação e escolher Gravar na tela de Gravações. Esse processo faz uma cópia da parte da gravação reproduzida para a galeria do celular.
Câmera não acompanha movimento
É necessário ativar essa função. Acesse a câmera, depois toque no ícone ao lado do nome de sua câmera no canto superior direito. Agora entre na opção “Configuração de alerta de detecção” e ative a opção Rastrear movimentos.
Se não tiver essa opção disponível no seu aplicativo, significa que sua câmera é fixa, portanto não possui essa função.
A câmera é à prova d'água?
ATENÇÃO – As câmeras não são a prova d’água. Elas são para uso interno, portanto não possui resistência a água ou umidade.
Como funciona o armazenamento em nuvem?
Para ativar o serviço de armazenamento em nuvem, você precisa ter adquirido uma das câmeras do Positivo Casa Inteligente e adicionadas ao App.
Acessando a câmera no App toque na opção Armazenamento em nuvem > Compra de serviços > Assinar
Escolha o tipo do plano:
a. Plano básico (mensal) R$19,90. Gravação dos 7 últimos dias por eventos (detecção de movimento). Válido por 1 mês.
b. Plano prime (mensal) R$39,90. Gravação dos últimos 30 dias por eventos (detecção de movimento). Válido por 1 mês.
O pagamento é realizado pela conta do PayPal. Após o pagamento, o serviço é habilitado automaticamente e as gravações devem aparecer dentro de alguns minutos na linha do tempo.
ATENÇÃO: Esse serviço não renova automaticamente com o vencimento do mês contratado. Caso deseje continuar utilizando, deverá adquiri-lo novamente após o vencimento.